Dor nas Costas: Saiba Quais São as Causas e Como Tratar

causas e tipos de dores nas costas

Você sabia que a idade não é a grande causa das dores nas costas. Existem diversos fatores que podem influenciar o aparecimento desse incomodo, tais como: má postura, exercícios físicos feitos de forma irregular e uso de álcool e outras drogas.

Entenda mais lendo esse artigo.

O que pode provocar a dor nas costas?

A dor na coluna é um sintoma que está entre as reclamações mais comuns do dia a dia das pessoas. Estima-se que todas as pessoas terão pelo menos um episódio de dor nas costas na vida.

Esta dor pode ser moderada ou forte, rápida ou persistente.  Existem vários motivos que acarretam as dores nas costas, assim como fatores de risco e formas de prevenção para o problema.

Esse incômodo pode começar na coluna vertebral, músculos, nervos ou em outras estruturas relacionadas. Ela também pode ter origem em outros órgãos e se irradiar para as costas, como: cólica renal ou ovariana, infecções, infarto do miocárdio e outros problemas.

Tipos de Dores nas Costas

As dores nas costas podem ser na região lombar, torácica e cervical. As dores de origem ortopédica do lado direito ou esquerdo podem ser hérnias, artrose e muscular, caso sejam agudas podem ser tratadas apenas com anti-inflamatórios e, quando crônicas, por meio de exercícios como o pilates ou fisioterapia e RPG podem ser medidas importantes no tratamento. Os casos que não melhoram, algumas vezes, podem necessitar de tratamento cirúrgico.

Na maioria das vezes, as dores nas costas ao respirar são dores com causas musculares e quando duram mais de 15 dias muitas vezes estão associadas com um período de ansiedade ou angústia no momento.

O uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem melhorar o quadro agudo.

Porém pacientes que apresentam dores crônicas necessitam muitas vezes de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico para tratar estes problemas. Uma doença comum de dar estes sintomas é a fibromialgia.

Em grande parte dos casos, as dores nas costas, próximas a região dos rins podem indicar cálculo renal, ou uma dor em cólica de grande intensidade que deve ser avaliada de forma emergencial e tratada por um urologista especialista no assunto.

As dores que descem para as pernas são em decorrência das hérnias discais. O que dói não é a herniação do disco e sim o fato de ele estar comprimindo o nervo ou a medula. Na maioria das vezes a dor irradia para face posterior da coxa (compressão do nervo ciático).

Como tratar dor nas costas