Compressas para dor nas costas

compressa para dor nas costas

Embora o calor seja associado ao conforto e ao relaxamento, a terapia de calor vai um passo além e pode proporcionar alívio da dor e benefícios de cura para muitos tipos de dores na coluna.

Além disso, a terapia de calor para dor lombar – na forma de almofadas térmicas, envoltórios de calor, banhos quentes, compressas de gel quentes, etc. – é barata e fácil de fazer.

Muitos episódios de lombalgias resultam de tensões e esforços excessivos, criando tensão nos músculos e tecidos moles ao redor da parte inferior da coluna. Como resultado, isso restringe a circulação adequada e envia sinais de dor ao cérebro.

O espasmo muscular na parte inferior das costas pode criar sensações que podem variar de desconforto leve a dor lombar excruciante. A terapia de calor pode ajudar a aliviar a dor do espasmo muscular e a rigidez relacionada na parte inferior das costas.

Conheça 3 benefícios da terapia de calor:

  1. A terapia de calor dilata os vasos sanguíneos dos músculos ao redor da coluna lombar. Este processo aumenta o fluxo de oxigênio e nutrientes para os músculos, ajudando a curar o tecido danificado.
  2. O calor estimula os receptores sensoriais na pele, o que significa que a aplicação de calor à região lombar diminuirá as transmissões dos sinais de dor para o cérebro e aliviará parcialmente o desconforto.
  3. A aplicação de calor facilita o alongamento dos tecidos moles ao redor da coluna, incluindo músculos, tecido conjuntivo e aderências. Consequentemente, com a terapia de calor, haverá uma diminuição na rigidez, bem como lesões, com um aumento na flexibilidade e sensação geral de conforto. A flexibilidade é muito importante para um corpo saudável.

Existem vários outros benefícios significativos da terapia de calor. Em comparação com a maioria das terapias, a terapia de calor é bastante barata (e em muitas circunstâncias é gratuita – como tomar um banho quente, por exemplo). 

A terapia de calor também é fácil de fazer – pode ser feita em casa enquanto relaxa, e compressas de calor portáteis também a tornam uma opção no trabalho ou no carro.

Para muitas pessoas, a terapia de calor funciona melhor quando combinada com outras modalidades de tratamento, como fisioterapia e exercícios. Em relação à maioria dos tratamentos médicos disponíveis, a terapia de calor é atraente para muitas pessoas, porque é uma forma não-invasiva e não-farmacêutica de alívio da dor lombar.

Ao escolher entre o calor e o frio, você pode ser um juiz melhor do que o seu médico. As fibras nervosas que transmitem a sensação de dor também sentem mudanças na temperatura. Como resultado, estimular os nervos com calor ou frio pode diminuir seu desconforto, para que você possa escolher qual deles experimentar. Ambos podem aliviar sua dor.

Por outro lado, alguns especialistas defendem o calor ou o frio com base nos efeitos potenciais sobre o fluxo sanguíneo.

A aplicação de gelo ou um pacote de gel reutilizável restringe os vasos sanguíneos e reduz o inchaço ao redor da lesão. Isto é particularmente útil para condições, como um tornozelo torcido, que causam inchaço significativo.

O calor tem o efeito oposto, aumentando o fluxo sanguíneo para a área. Isso relaxa as fibras musculares, o que pode ajudar quando você sentir espasmos ou rigidez. Infelizmente, a evidência médica para esses dois tratamentos é pequena. Há mais apoio para usar o calor para dores nas costas, porque a rigidez muscular tende a predominar.

Dicas de segurança: não aplique calor ou frio diretamente na pele; cubra com uma toalha ou outro tampão de pano.

Aplicar por 15 ou 20 minutos de cada vez. Não aplique calor ou frio quando estiver muito cansado ou sedado por medicação, pois se você adormecer poderá ferir a pele.