Posição certa para dormir e diminuir as dores nas costas

posicao certa para dormir

Você sabe qual a melhor posição para dormir e evitar dores musculares?

Você pode até pensar que a melhor posição é aquela que te deixa mais confortável naquele momento.

Para boa parte das pessoas, encontrar uma posição para dormir que não cause dor nas costas é um tremendo desafio.

O sono é a forma como recargamos as energias. Mas o que podemos fazer quando a dor nas costas impede o nosso descanso?

Se você sofre com dores nas costas e não consegue encontrar a melhor posição para dormir, é provável que a sua qualidade de vida seja comprometida.

Segundo especialistas, a melhor posição para dormir é de lado pois assim a coluna fica bem apoiada e numa linha contínua, o que combate a dor nas costas e evita lesões na região.

Mas para que essa posição fique ainda mais benéfica, você deve usar 2 travesseiros, sendo um no pescoço e outro entre as pernas. 

Em média, uma boa noite de sono dura de 6 a 8 horas, e por isso, é importante que durante esse período de descanso as articulações, especialmente na região da coluna, não sejam sobrecarregadas.

Além do mais, a posição que dormirmos influencia questões como o ronco, o refluxo e o relaxamento muscular.

Dormir de bruços é uma das piores posições para a região cervical, pois para que ela se torne uma confortável, a pessoa precisa apoiar a cabeça nas costas das mãos, e virar o pescoço para o lado.

Além disso, essa posição modifica toda a coluna, não respeitando sua curvatura natural, o que geralmente causa dores de coluna e possíveis lordoses.

Fique atento e evite dormir com um travesseiro muito alto, sem travesseiro no pescoço ou entre as pernas, pois isso também prejudica a coluna.

No caso das gestantes, não é indicado dormir sobre o lado direito, mas sim dormir sempre sobre o lado esquerdo, pois assim o fluxo sanguíneo para o bebê continua fluindo de forma mais constante.

A posição fetal, onde a pessoa deita-se de lado e fica toda encolhida também não a melhor opção, uma vez que os ombros ficam muito para frente, bem como a cabeça, e, além do mais, a pessoa tem mais possibilidade de ficar com a aparência corcunda.

Dormir de lado é eleita entre os especialistas como a melhor posição para um descanso profundo. Isso porque, nessa posição a coluna mantem-se alinhada, e a altura da cabeça e dos pés conseguem estar alinhadas com a altura do coração, melhorando a circulação sanguínea durante o período em que se está dormindo.

Para ter os melhores benefícios dessa posição algumas práticas ajudam a relaxar ainda mais o corpo.

O travesseiro, por exemplo, deve ter a altura do ombro para que a cabeça não fique inclinada. Um travesseiro entre os joelhos também auxilia para que eles não fiquem batendo um no outro.

Manter o corpo levemente flexionado e o quadril relaxado respeitam a curvatura natural do corpo e evitam forçar o nervo ciático. Por fim, os braços não devem ser posicionados para cima ou esticados em cima da cabeça, podendo ocasionar dores no ombro, bursite ou tendinite.