Sentar com as pernas cruzadas pode causar dores nas costas: entenda

Lonely Man sitting in front of a Slow Combustion Stove and Relaxing with Slippers and Cup of Coffee.

Como você gosta de se sentar quando está no escritório? E na mesa de jantar? No ônibus?

Muitas pessoas sentem-se mais confortáveis ​​sentadas com uma perna cruzada sobre a outra. Claro, seu pé pode ficar dormente de vez em quando, mas é confortável e funciona para você.

Mas se isso te fizer mais mal do que bem?

Muitas pessoas dizem que isso pode causar varizes, complicações no parto para mulheres grávidas e até pressão alta. O que você acha?

Continue lendo para aprender o que a ciência diz sobre cada uma dessas afirmações.

Sentar de pernas cruzadas pode causar dores durante a gravidez?

Antes de responder essa pergunta, é importante entender o que acontece com o corpo da mulher durante essa fase.

Durante a gravidez, o corpo passa por uma variedade de mudanças físicas.

À medida que seu útero se estende, seu centro de gravidade se desloca para frente.

Você pode se encontrar caminhando, em pé ou sentado de forma diferente do que costuma fazer.

Tensões musculares, dores nas costas e câimbras são comuns durante a gravidez. Enquanto você pensa que sentar com as pernas cruzadas não vai doer seu bebê, esse hábito pode contribuir para o inchaço do tornozelo ou câimbras nas pernas. Se você encontrar os tornozelos inchados ou as câimbras nas pernas, tente sentar com os dois pés no chão ou em um banquinho.

Pressão alta

Quando você testa sua pressão arterial, geralmente é solicitado que você coloque os dois pés no chão.

Isso ocorre porque cruzar uma das pernas sobre a outra pode causar um aumento temporário da pressão sanguínea.

Um estudo publicado no Journal of Hypertension, encontrou um pico de pressão sanguínea ligeiramente maior quando os participantes cruzaram as pernas, colocando o tornozelo no joelho.

Embora esse estudo apoie ​​a afirmação de que cruzar as pernas pode elevar sua pressão arterial, elas só mostraram um aumento temporário. No entanto, se você já tem pressão alta, tente evitar passar longos períodos de tempo com as pernas cruzadas apenas para estar seguro.

Varizes

Por muitos anos, circularam rumores de que cruzar as pernas pode causar veias varicosas.

Isso é um mito.

As veias varicosas são aquelas veias em forma de cordão que se projetam para fora das pernas.

Elas geralmente são azuis, mas também podem ser vermelhas. Eles são geralmente encontrados nas coxas, costas das panturrilhas e na parte interna das pernas. Qualquer pessoa pode ter varizes, mas elas tendem a ser mais comuns em mulheres mais velhas e mulheres grávidas.

As veias tornam-se varicosas quando o sangue se acumula, coleta e causa inchaço.

Tanto ficar de pé quanto sentado por longos períodos de tempo podem aumentar o risco de desenvolver varizes, mas não há evidências de que cruzar as pernas tenha esse efeito.

Se você está preocupado com o desenvolvimento de varizes, tente mudar a posição de suas pernas ao longo do dia para que elas recebam o mínimo de pressão possível.

Fique atento à sua postura

Embora a maioria dos mitos comuns sobre sentar com as pernas cruzadas não sejam inteiramente verdade, existe um possível efeito colateral que é frequentemente ignorado – a má postura.

Sentar-se por longos períodos com a perna sobre o joelho pode fazer com que a pélvis gire e incline.

Isso pode causar dor na parte inferior das costas. Também pode levar a um desalinhamento da sua coluna ao longo do tempo.

Quando você tem uma postura inadequada, seus músculos são forçados a compensar. Isso significa que eles trabalham mais do que precisam, o que pode levar a dor e rigidez.

Ainda assim, isso não significa que você precise parar de cruzar completamente as pernas. Saiba mais sobre as melhores posturas para se sentar.

Uma Solução Inteligente

Estamos apenas começando a ver as consequências de passar muito tempo de pernas cruzadas. Maus hábitos se formaram dos quais talvez nem estivéssemos conscientes. O truque é tornar-se mais consciente de nossos corpos e adotar lentamente novos comportamentos saudáveis. Com a prática e o tempo, podemos desfazer os efeitos nocivos desse hábito. Em conjunto com a tecnologia certa, podemos melhorar nossa saúde e alcançar um pico de bem-estar.

Veja o Life Posture START, por exemplo. Este corretor postural inteligente se encaixa para que você ajuste a postura para posição correta mesmo quando se senta, se levanta e se move. Com o treinamento regular, você notará melhorias significativas em sua postura em menos de 14 dias. Isso, por sua vez, fará você parecer mais alto e mais confiante, aumentar sua energia e foco e fazer com que você se sinta geralmente mais saudável.